Fórum das Entidades produzirá um plano de ação, composto por um conjunto de medidas e orientações, que poderá ser adotado pelos setores público e privado
Após a criação do Plano de Vacinação contra a Covid-19 pelo Governo de Pernambuco, entidades representativas discutiram, nesta sexta-feira (15/01), sobre o papel da enfermagem que estará na linha de frente durante o processo de vacinação no combate ao coronavírus. O encontro, que ocorreu de forma virtual, contou com a participação de representantes do SATENPE, do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren PE), da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção PE (Aben PE) e do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (Seepe).
“O plano divulgado pelo Estado não levou em consideração a importância dos profissionais de enfermagem que serão os responsáveis pelo processo de vacinação. Desde o último dia 4 de janeiro, o sindicato iniciou um processo de mobilização e diálogo com os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem tendo em vista a construção de uma política para evitar maiores prejuízos aos trabalhadores”, explicou o presidente do SATENPE, Francis Herbert.
Francis questionou o modo como será desenvolvido o processo de vacinação, a exemplo da aquisição e distribuição de EPIs adequados, se haverá gratificação de insalubridade em grau máximo e, também, sobre a gratificação pandêmica. “Queremos saber ainda sobre a segurança física dos trabalhadores que estarão visitando as residências e os que estarão nos centros de testagem. São inúmeras as perguntas e solicitamos uma resposta do Governo de Pernambuco”, afirmou.
Na oportunidade, ficou estabelecido que o Fórum das Entidades de enfermagem produzirá um plano de ação, composto por um conjunto de medidas e orientações. A iniciativa norteará em relação aos aspectos éticos (no que se refere ao exercício da profissão), científicos e trabalhistas e poderá ser adotado pelos órgãos de saúde públicos e privados. Também serão agendadas reuniões e atividades para que o documento seja concluído o mais breve possível e possa garantir segurança aos trabalhadores e à população.
COSEMS – O SATENPE enviou ofício ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE) solicitando reunião com representantes do colegiado para que dialogue com as prefeituras sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios durante esse processo de vacinação e, posteriormente, divulgar o resultado desse trabalho às entidades representativas da enfermagem sobre como será a execução do Plano de Vacinação em cada cidade, considerando que algumas prefeituras estão em atraso com os salários dos Técnicos em Enfermagem, a exemplo de Santa Cruz do Capibaribe, Jurema e Escada. “Esses trabalhadores precisam ser valorizados e essas questões precisam ser discutidas e esclarecidas”, destacou Francis.
CONCURSO – No dia 14 de janeiro, o presidente do SATENPE, Francis Herbert, se reuniu com a diretora executiva de Gestão do Trabalho, Educação e Saúde do Recife, Andreza Santos de Faria. Entre os assuntos, debateram sobre a convocação dos Técnicos em Enfermagem aprovados no último concurso realizado pela Prefeitura. “Esse também é outro assunto debatido com as entidades representativas da enfermagem que é a forma de contrato daqueles que estarão sendo convocados para essa missão de imunização”, disse.
Francis defende que o profissional de enfermagem, a exemplo do Técnico em Enfermagem, seja convocado pelos municípios onde há concurso em andamento. “Muitos municípios continuam ainda com o seu quadro de pessoal reduzido, um problema crônico do serviço de saúde do Estado. Solicitamos que os profissionais sejam contratados via concurso público no município que estiver em andamento ou ainda na validade para ser realizada a convocação”, completou.
Dúvidas via telefone : (81) 3038-2661
Whatsapp: (81) 98434-9720