No mês da Consciência Negra, o Satenpe promoverá uma live, nesta quinta-feira (24/11), com o tema: “Racismo e intolerância religiosa: o que temos a ver com isso?”, a partir das 10h. O objetivo é refletir sobre de que modo ocorre e como afeta os usuários e trabalhadores de enfermagem do serviço público e privado de saúde. O debate contará com as participações do ativista de Direitos Humanos, Edson Axé e a enfermeira Adriana Xavier (São Paulo), representante da Associação Nacional da Enfermagem Negra (ANEN). A transmissão acontecerá nas redes sociais do sindicato.

Principais questões que serão tratadas na live:

– O que é intolerância religiosa?;

– Quais as dificuldades que as religiões de matriz africana encontram dentro das unidades hospitalares para promover assistência religiosa aos pacientes que professam essa crença?;

– Como acontece a discriminação no ambiente de trabalho dos profissionais de enfermagem de religião de matriz africana estarão entre os assuntos abordados?

– O que o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz sobre intolerância religiosa?

“Escarnecer de alguém  publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou  perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso. pena: reclusão de um até três anos e multa”. Art. 208, inciso 2.

O que o texto da Constituição Federal diz sobre intolerância religiosa?

Ninguém será objeto de discriminação por motivos de religião ou convicções por parte de nehum estado, instituição, grupo de pessoas ou particulares. Artigo 2 , inciso 1.

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=MS7-lOELU8g

Facebook: https://fb.me/e/3WeJcxC57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 15 =