A diretoria do Satenpe se reuniu com presidentes de sete cooperativas (Bem Cuidar, Coopvida saúde, Coopnordeste, Atesa, COOPES, Bluecoop e SAN LIFE) que prestam serviço às operadoras de saúde e aos home care, na última segunda-feira (12/06). Na ocasião, discutiram soluções para a implantação do piso nacional da enfermagem, garantido por meio da Lei 14.434/22.

No encontro, as cooperativas explanaram que não tem aporte financeiro necessário para implementar o piso uma vez que as operadoras de plano de saúde não reajustaram os seus contratos. Alertaram ainda que se não houver resolutividade para este problema, as empresas poderão fazer o distrato dos contratos e esses pacientes deverão ser encaminhados aos leitos dos hospitais que, no Estado, são aproximadamente 4 mil.

O Satenpe informou que a implantação do piso aos trabalhadores de cooperativas e setor privado será a partir do dia 1º de julho de 2023, determinado pela decisão vigente do Supremo Tribunal Federal. Uma nova reunião será realizada entre o indicado e as cooperativas para avaliar o andamento da discussão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =