Uma comissão formada por Auxiliares e Técnicos de Enfermagem participou de uma reunião com a secretária Saúde de Olinda, Ana Calú, nesta segunda-feira (20/03), sobre a implantação do piso nacional, garantido por meio da Lei 14.434/2022. Os trabalhadores das redes municipal e privada de Pernambuco, que estão em greve há 10 dias, reivindicam o reajuste salarial e melhores condições de źtrabalho.
A gestora informou que a Prefeitura está realizando levantamento para a implementação da insalubridade em grau máximo para a enfermagem de nível médio que atua nas policlínicas e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Quanto a precarização dos vínculos, a gestão lançará um concurso público para o preenchimento de vagas na àrea da saúde, a exemplo do cargo de Técnico de Enfermagem.
Quanto ao piso da enfermagem, a secretária explicou que está em finalização o planejamento para apresentação de medidas às entidades representativas e, assim, dialogar sobre o piso dos profissionais.
O presidente do Satenpe, Francis Herbert, expôs as necessidades da categoria e reforçou que o sindicato está aberto ao diálogo para o avanço das pautas no município.