A cerimônia de premiação do evento, organizado pelo Conselho Federal de Enfermagem, ocorre nesta terça-feira, 13, em Fortaleza. O Congresso é o maior evento científico anual da área de Enfermagem na América Latina.
Criado em 2012, o prêmio Anna Nery é concedido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos profissionais que, com trajetórias de comprometimento e dedicação, contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento da profissão, e mostra que a Enfermagem, para além do cuidado, é formada por profissionais humanos, que lutam para garantir a qualidade da assistência à saúde da população brasileira, mesmo nos contextos mais adversos.
“ O Prêmio Anna Nery é a maior honraria que um profissional de enfermagem pode receber no exercício da profissão. Agradeço ao plenário do COREN-PE, na pessoa do seu presidente licenciado, Gilmar Júnior, a minha indicação. Um auxiliar de enfermagem, representante da enfermagem do nível médio em Pernambuco, que busca dar amplitude a esta categoria de tamanha expressão na saúde brasileira. “
Francis Herbert é auxiliar em enfermagem, com uma reconhecida trajetória atuando na base. Está presidente do SATENPE – Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos do estado de Pernambuco, tendo como missão, desde os anos 2000, a luta por visibilidade, dignidade e valorização profissional para a enfermagem do nível médio. A homenagem é reflexo da persistência em busca de conhecimento profissional.
A indicação do Presidente do SATENPE torna-se ainda mais simbólica diante do tema abordado pela 24ª CBCENF – Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, “Valorização e Reconhecimento da Enfermagem: política, inovação e autonomia”.
Francis ressalta: “Ainda estamos longe do grande reconhecimento, mas já demos os primeiros passos na nossa independência de escolhas e de ocupação nos espaços políticos, consegui semear uma semente, em conjuntos com os nossos pares, e colher uma grande vitória, a sanção do nosso piso salarial (Lei 14.434/22). Esta honraria pertence a toda a enfermagem pernambucana, em especial aos auxiliares e técnicos de enfermagem.”
Ninguém larga a mão de ninguém!!