Diante do desabamento de parte do forro do teto devido ao rompimento de uma tubulação de água na unidade de trauma do Hospital da Restauração, no Recife, que ocorreu nesta segunda-feira (02/05), o Satenpe repudia o descaso e o abandono das unidades hospitalares de Pernambuco.

❌Esse fato tem demonstrado a falta de sensibilidade do Governo do Estado com os usuários e, também, com os trabalhadores. Mais uma vez, a enfermagem tomou a frente e realizou as transferências dos pacientes que estavam entubados nas salas laranja e vermelha.

O Satenpe já realizou inúmeras fiscalizações no Hospital da Restauração e tem encaminhado para os órgãos competentes com o objetivo de alertar sobre as condições insalubres de trabalho e de risco aos pacientes. Em janeiro deste ano, aconteceu alagamento dos corredores da ala de trauma após forte chuva no Grande Recife.

📍Em frente ao mesmo hospital, em 2020, o Batalhão de Choque atacou os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem por reivindicar condições melhores de trabalho e remuneração justa. Uma atitude que demonstra a insensibilidade do Governo do Estado em atender as solicitações da categoria.

✅O Satenpe, que possui espaço no Conselho Estadual de Saúde, fará algumas solicitações, entre elas: a convocação do diretor do HR para que preste os devidos esclarecimentos sobre o fato ocorrido: se houve feridos; se foi ofertado apoio psicológico aos pacientes e acompanhantes, quais as medidas adotadas para garantir a integridade dos cidadãos (pacientes , acompanhantes e trabalhadores; para onde os pacientes entubados foram transferidos, quem liberou o espaço para liberação e, caso, tenha sido, baseado em qual laudo.

Diante desta situação, a entidade sindical continuará realizando visitas nas unidades hospitalares, denunciando as irregularidades aos órgãos competentes para que a categoria tenha os seus direitos garantidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =