Após pressão do satenpe, a Prefeitura do Recife informou que os trabalhadores da enfermagem de nível médio, que atuam nas unidades de saúde, não realizarão o atendimento de aplicação da vacina Covid-19. A medida foi informada, nesta segunda-feira (04/04), durante reunião com os representantes dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Satenpe), dos Enfermeiros (Seepe), do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE).

O encontro contou com a participação da secretária de Saúde, Luciana Albuquerque; do secretário de Governo e Participação Social, Carlos Muniz; da secretária Executiva de Regulação em Saúde, Andreza Barkokebas e do secretário Executivo, Bruno Carneiro.

A justificativa apresentada pelo sindicato foi que os trabalhadores já estão no seu limite de exaustão, além das suas atribuições inerentes ao cargo, iniciando-se também a campanha de vacina (gripe e tríplice viral) e, com essa nova demanda, vai sobrecarregar os profissionais.

Foi discutido ainda que, na medida em que a campanha de vacina for normalizada, será introduzida a vacina Covid-19 no calendário municipal. Essa construção será feita entre o Satenpe e o Governo Municipal.

Também foram tratados outros assuntos, tais quais: O pagamento da parcela Pmaq de 2019, o valor da insalubridade em grau médio no aporte de 20% do base da categoria. Como também foi apresentado pela secretaria a convocação de novos profissionais do último concurso para suprir o déficit da atenção primária no município. E para fechar a reunião, a secretária nos traz a proposta do previne Brasil ser destinado 100% para os trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − oito =