O Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe) repudia, mais uma vez, a atitude do Governo do Estado contra os trabalhadores. A gestão proibiu as férias dos profissionais de saúde durante 60 dias por meio de portaria que foi  assinada pelo secretário de Saúde, André Longo, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (28/01).

A determinação, que começa a partir do dia 1º de fevereiro, tem como justificativa o avanço da variante ômicron. Enquanto isso, foram liberados eventos com até 3 mil pessoas, atitude considerada contraditória. O Satenpe é contra a retirada dos direitos desses profissionais que estão na linha de frente em combate à Covid-19 por quase dois anos e continuam sofrendo com o descaso desse governo opressor.

Se não bastasse a falta de estrutura básica das unidades de saúde e hospitais, os trabalhadores enfrentam ainda  carga horária exaustiva, adoecimento físico e mental e a desvalorização da remuneração. Os Auxiliares e Técnicos da Enfermagem da rede estadual tem o seu salário base de apenas R$ 774, menor que o salário mínimo.

O Estado suspende este benefício , penalizando os profissionais que, já estão além do seu limite, em permanecer no ambiente de trabalho, enfrentando graves riscos de depressão, ansiedade e, em alguns casos, suicídio.

Outro agravante é que cerca de 30% dos trabalhadores da saúde estão sendo afastados por contaminação, o que já está comprometendo a assistência à saúde aos pacientes. Isso exige que o governo dê uma resposta rápida, pois, também coloca em risco os trabalhadores que estão no serviço e vão dobrar o plantão. Isso demonstra que a gestão estadual nao está garantindo condições necessárias para prestar atendimento seguro à população.

Diante desta alarmante situação, o Satenpe está atento  e vai acionar as autoridades competentes para que sejam tomadas as medidas necessárias para defender a vida desses profissionais devido a penalização dos trabalhadores com a proibição das férias sem, ao menos, dialogar com as entidades representativas.

O sindicato convoca todos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem a estarem  mobilizados em busca de mais respeito e dignidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − dois =