Entre as pautas, estão em discussão a ampliação do vale refeição e a implantação da insalubridade em grau máximo
O Satenpe avança nas negociações com a Prefeitura do Paulista/PE. Nesta terça-feira (14/07), representantes dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Satenpe) e dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe) se reuniram mais uma vez com o secretário de Saúde do Paulista, Charles Roger.
Entre as pautas, a gestão firmou o compromisso para debater a ampliação do vale refeição junto com uma comissão formada por trabalhadores da saúde e a participação do sindicato da enfermagem de nível médio para discutir a viabilidade da insalubridade em grau máximo (40%). Fruto desses encontros, já foi criado um comitê de crise e os representantes do Santepe são os delegados Carla Mirella e Marcos Alencar.
“Continuaremos dialogando com a gestão em defesa dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Paulista. Os trabalhadores merecem respeito e dignidade, sobretudo, nesse momento de pandemia do novo coronavírus com o excesso de trabalho e o adoecimento mental e físico”, destacou o vice-presidente do Satenpe, Gilberto Flávio.
O Satenpe também foi representado pela diretora Viviane de Paula, dos delegados Carla Mirella e Marcos Alencar e do advogado Victor Gomes.
Confira abaixo o que foi deliberado durante a reunião entre os sindicatos e a Prefeitura:
– Serviços de manutenção para a rede de saúde serão terceirizados;
– Criações de duas comissões de licitação: de obras e de medicamentos e insumos, com a presença dos profissionais de saúde;
– Auxílio alimentação: fase de construção de TR. Valor proposto de R$ 18. Decisão de implantação ocorrer em folha de pagamento ou via cartão refeição/alimentação será anunciada até 31 de julho de 2021, com análise da possibilidade de pagamento no salário de agosto pela Secretaria de Saúde, após anuência do prefeito.
– Proposta de aumento de insalubridade de grau médio para grau máximo (40%) para enfermeiros e técnicos de enfermagem será avaliada conjuntamente via Comitê para Administração de Crise, que será criado, com participação de profissionais da rede de saúde, médico do trabalho e apoio jurídico da saúde e dos Sindicatos;
– Telefonia para SAMU, contratação de serviço de internet para as unidades de saúde e telefonia celular para os postos de saúde;
– Disponibilização de cronograma de reuniões mensais (até dezembro de 2021) entre gerentes de unidades básicas de saúde, gerentes de território de atenção básica, superintendente de atenção básica e superintendência de gestão do trabalho e educação na saúde até 14 de julho de 2021. Segue sugestão para toda primeira sexta-feira do mês, às 14 horas (06 de agosto, 03 de setembro, 01 de outubro, 05 de novembro e 03 de dezembro).
Dúvidas através do 3038-2661 ou whatsapp (81) 98434-9720