Trabalhadores vinculados a rede municipal de saúde suspenderão suas atividades no dia Iº de abril
Trabalhadores da enfermagem de nível médio da rede municipal de saúde de Caruaru, no Agreste, paralisarão suas atividades por 24h, no dia Iº de abril. A decisão ocorreu durante assembleia geral extraordinária, nesta sexta-feira (26/03), realizada pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE) Nesta data, apenas 30% do efetivo estará atendendo os pacientes, respeitando a Lei de Greve.
Segundo a categoria, a medida é devido à falta de diálogo do Governo Municipal com os trabalhadores, sobretudo, nesse momento de pandemia da Covid-19 onde os profissionais estão expostos à contaminação, sem condições mínimas de segurança, além da falta de valorização da classe.
As principais queixas são: inexistência de isonomia na carga horária acordada (30h semanais), falta do adicional de insalubridade em grau máximo (40%), ausência de segurança nas unidade e falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a exemplo da máscara N95.
“É com esse descaso que a Prefeitura de Caruaru trata a enfermagem de nível médio, que está na linha de frente em combate ao coronavírus. Hoje, a categoria tomou uma decisão dolorosa mas necessária, pois, as vidas desses profissionais e de seus familiares também são importantes. Cabe, agora, a prefeita nos escutar e entender que é necessário oferecer o mínimo de valorização e respeito aos profissionais que, desde o início da pandemia, são chamados de heróis mas não esquecidos”, afirmou o presidente do SATENPE, Francis Herbert.