Entre os principais pontos da recomendação, com caráter de urgência, estão as condições de repouso nos alojamentos das unidades

O SATENPE foi notificado, nesta quarta-feira (09/07), da recomendação emitida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) às unidades da Rede Hapvida. Em caráter de urgência, foi solicitado o fornecimento de alojamentos adequados e separados  por sexo para todos os trabalhadores e de armários individuais  em perfeitas condições de uso.

A medida, que integra o Inquérito Civil, foi aberto após denúncias do sindicato, relatando o desrespeito e péssimas condições dos repousos, além de determinações da gestão do hospital para que os armários utilizados pelos profissionais fossem compartilhados.  A determinação estabelece ainda que, em  eventual descumprimento,  seja comunicado ao MPT.

O SATENPE também está apurando outras denúncias feitas pelos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, como o recebimento dos 40% de insalubridade ou gratificações referentes à COVID-19. De acordo com relatos dos profissionais, a gratificação está sendo paga sem critérios claros e objetivos,  em detrimento da maior parte dos Técnicos em Enfermagem da Rede que estão com maior exposição ao contágio do vírus.

Descontos quando há apresentação de atestados médicos e possíveis descumprimentos de Acordo Coletivo de Trabalho são outras irregularidades alertadas à entidade pelos trabalhadores.

“O SATENPE continua na luta em defesa da categoria. Inclusive, em relação à Rede Hapvida que tem   provocado e realizado muitas ações em desfavor aos  trabalhadores Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, agindo de forma arbitrária e sem abrir diálogo com a categoria e com o sindicato. Essa medida, do Ministério Público do Trabalho, é mais um instrumento de defesa à categoria”, destacou o  presidente em exercício do SATENPE, Gilberto Flávio.

 

 

 

Link para download da determinação: https://drive.google.com/drive/folders/1tuxMIf6QLjvYWVqYVESMvrmLus0Rzblf?usp=sharing

Dúvidas – whatsapp (081) 98434-9720

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 14 =