📍Com unidade, compromisso e luta, o Satenpe conquistou o fechamento, com o setor patronal, da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o pagamento de 90% do piso da enfermagem aos trabalhadores da rede privada lucrativa. A proposta dos valores, mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e pelo Ministério Público em audiência pública, foi aprovada durante assembleia do sindicato com a categoria.
📍No acordo, foram criadas quatro categorias. Quanto aos pagamentos, serão divididos em cinco parcelas gradativas, no período de julho de 2024 a abril de 2026. Os valores variam conforme cada faixa:
A) Hospital Esperança (Recife), Esperança (Olinda), Memorial São José, UNIMEDs (Recife, Caruaru, Petrolina), Hospital Santa Joana, Hospitais Operados pelo(s) grupo(s): HAPVIDA, HGU; Neurocardio, CLÍNICAS de todas as especialidades, LABORATÓRIOS, HOSPITAIS DIURNOS e HOSPITAIS OFTALMOLÓGICOS.
B) Os DEMAIS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE não relacionados nos GRUPOS A, C e D.
C) As empresas que prestam serviço de HOME CARE
D) Integram o GRUPO D as instituições/estabelecimentos de saúde FILANTRÓPICAS, OS’S, OSG’S e PRIVADAS LUCRATIVAS que estejam recebendo recursos federais para a complementação do Piso Salarial Nacional da Enfermagem, na forma do disposto na 2ª Liminar da ADI 7222 em tramitação no STF.
🗣️“Essa importante conquista é resultado da nossa seriedade em defender os trabalhadores e garantir quase o valor total do piso da enfermagem que se tornou destaque no Brasil, em comparação aos acordos fechados em outros estados”, celebrou Gilberto Flávio, presidente interino do Satenpe.
✅BENEFÍCIOS – Os benefícios assegurados pela CCT são: reajuste com implantação e implementação de 90% do piso salarial, quinquênio, auxílio creche, seguro de vida, permutas de plantão, feriado do dia da categoria, estabilidade pré-aposentadoria, 1 folga mensal para plantonista, auxílio alimentação ou cesta básica e fixação do adicional de horas extras.
🖥️Convenção coletiva disponível em nosso site: https://satenpe.org.br/convencoes-e-acordos/