O webnário “O trabalho em enfermagem no contexto da crise”, promovido pelo Satenpe, no dia 19 de maio, encerrou o evento com a palestra “Organização do processo de trabalho: fator decisivo no adoecimento dos trabalhadores e os aspectos de gênero, classe e raça, ministrada pela Enfermeira, militante do SUS, ativista do controle social e diretora do Instituto Ressignificando Vidas, Lindinere Ferreira. A última mesa foi coordenada pelo Técnico de Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho e fiscal da Vigilância Sanitária de Olinda há 29 anos e mestre em Segurança do Trabalho, Admilson Ramos.

O evento virtual, que faz parte do calendário de ações em celebração à Semana da Enfermagem, teve o objetivo  de discutir as consequências da Covid-19 em relação a saúde dos profissionais de enfermagem, promovendo um amplo diálogo para compreender a visão como cada entidade está enxergando o atual cenário. As outras três mesas temáticas debateram sobre: Aspectos jurídicos relacionados ao adoecimento da enfermagem durante a pandemia; O Plano Estadual de Saúde e ações previstas para prevenção e tratamento dos profissionais de saúde; Sofrimento no trabalho em tempos de Covid-19.

A live iniciou com a participação da Enfermeira, poetisa com mais de 20 anos de experiência em Gestão Pública, Ceci Alencar que, na oportunidade, declamou poemas em homenagem aos trabalhadores da enfermagem. Já a mesa de abertura, contou com a presença de nomes da política e da enfermagem. Entre os assuntos, reforçaram sobre a a provação do Projeto de Lei 2564 que estabelece o piso salarial nacional dos Auxiliares e Técnicos, Enfermeiros e Parteiras. O texto encontra-se no Senado Federal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 2 =