Promovido pela Câmara do Recife, nesta quinta (15), o encontro virtual debateu sobre a convocação dos aprovados no concurso da saúde de 2019
O diretor do SATENPE, Gomes Filho, destacou sobre a desprecarização dos vínculos dos servidores municipais durante a audiência pública virtual, promovida pela Câmara de Vereadores do Recife, nesta quinta-feira (15/04), para discutir a convocação dos aprovados no concurso da área de saúde de 2019.
“Temos a intenção de continuar negociando com a Prefeitura para desprecarizar esses vínculos. Essa é uma luta que vem sendo discutida, mesmo antes da pandemia, tanto no âmbito municipal quanto no estadual”, enfatizou Gomes, completando ainda sobre os plantões extras que é outro problema enfrentado pelos trabalhadores. “Existe um número considerável de trabalhadores plantonistas com vínculo precarizado, que precisa ser substituído por efetivos. Isso tem prejudicado de forma acentuada o serviço público no que concerne a assistência de enfermagem”, afirmou.
Outro ponto enfatizado por Gomes foi sobre os mais de 7 mil profissionais de saúde que foram contaminados, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde. No entanto, segundo o diretor sindical, não há dados dos trabalhadores da enfermagem de nível, acometidos gravemente ou de óbito. “Dentro desse contexto, também reivindicamos a indenização para trabalhadores acometidos pela forma grave da doença para os que ficaram sequelados, como também aos profissionais que foram a óbito”, concluiu.
AUDIÊNCIA PÚBLICA – Em 2019, a Prefeitura do Recife realizou um concurso para 698 cargos da área da saúde nos níveis médio, técnico e superior. No entanto, com as limitações de gastos públicos advindas da lei complementar do Programa Federativo de Enfrentamento à covid-19, muitas dessas nomeações foram paralisadas. A audiência pública virtual foi requerida pela vereadora Dani Portela e pelo vereador Ivan Moraes.
Com informações da Câmara de Vereadores do Recife
Dúvidas através do telefone 3038-2661 e Whatsapp (81) 98434-9720.