A luta em defesa dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem é marcada pelo combate ao retrocesso da saúde pública em Pernambuco. O sucateamento dos serviços de Saúde em todo o Estado, a precarização do trabalho por falta de insumos e a desvalorização dos trabalhadores de Enfermagem, vem colocando em risco a vida dos pernambucanos que buscam atendimento nesses serviços e na maioria das vezes se deparam com situações degradantes.
Já parou para pensar como é sobreviver com menos de um salário mínimo? Trabalho insalubre e carga horária excessiva? Essa é a atual realidade dos trabalhadores da Enfermagem do nível médio que vem sofrendo sem reajuste salarial há mais de 10 anos e adoecendo por exaustão.
Em assembleia realizada pelo SATENPE no Hospital da Restauração, no último dia 9 de dezembro, a categoria decidiu por continuar mobilizada e organizar uma greve geral no dia 30 de janeiro, considerando que até o atual momento o Governo de Pernambuco deu às costas à categoria diante das pautas apresentadas: isonomia salarial, adicional noturno, insalubridade, quinquênio e atualização do PCCV.
O SATENPE seguirá denunciando o descaso do governo até que haja efetiva abertura de negociação. Entenda o porquê da greve geral
Cronograma
13 de novembro
O SATENPE promoveu uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sobre a situação vivenciada pelos trabalhadores da enfermagem de nível médio.
Após a audiência pública, a categoria fez uma passeata até o Palácio Campo das Princesas. O secretário da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, recebeu o documento pelo presidente da entidade, Francis Herbert, junto com uma comissão.
20 de novembro
A diretoria do sindicato e mais uma comissão de servidores públicos estaduais debateram pauta de reivindicações referente à enfermagem de nível médio com o representante do governo estadual, o secretário de Saúde, Dr. André Longo.
3 de dezembro
Em continuidade com as negociações junto ao Governo do Estado, o SATENPE participou de mais um encontro com representantes da Secretaria Estadual de Saúde
9 de dezembro
Auxiliares e Técnicos em Enfermagem da rede estadual decretaram paralisação de 24h. Essa medida foi deliberada pela categoria em audiência pública, na Alepe.
No mesmo dia, foi realizado um ato em frente ao prédio da Secretaria de Administração, no Pina. Na oportunidade, o presidente do SATENPE, Francis Herbert, junto com uma comissão foi recebido por um representante da pasta.